quinta-feira, 11 de novembro de 2010

PLANTAS ALUCINÓGENAS

EFEITOS
Os efeitos do uso de cogumelos e plantas alucinógenas, que podem ser comidos ou usados em forma de chá, variam de pessoa para pessoa e dependem do momento e do ambiente em que a droga é ingerida. De modo geral, provocam alucinações, delírios, dilatação das pupilas, suor excessivo, taquicardia e náusea.
Alguns tipos de plantas e cogumelos podem desencadear acessos de pânico e delírios de grandeza e perseguição. Não há relatos de desenvolvimento de tolerância e indução à dependência. Também não ocorre nenhuma síndrome de abstinência com o cessar do uso.

ORIGEM
Grande número de drogas alucinógenas vem da natureza, principalmente de plantas. Estas foram descobertas na Antigüidade e os usuários, ao sentirem seus efeitos, passaram a considerá-las como "plantas divinas". Assim, até hoje, em culturas indígenas de vários países, o uso dessas plantas alucinógenas tem esse significado religioso.

ALGUNS VEGETAIS ALUCINÓGENOS
No mundo inteiro, há milhares de vegetais e cogumelos alucinógenos. Devido à riqueza natural do Brasil, boa parte dessas plantas e cogumelos é encontrada no país. Conheça as plantas alucinógenas mais utilizadas:

• Cogumelos: Ficaram famosos no México onde, desde a Antigüidade, já eram usados pelos nativos da região. No Brasil, as principais espécies de cogumelos alucinógenos são o Psilocybe cubensies e os cogumelos pertencentes ao gênero Paneoulus.

• Jurema: O vinho de jurema, preparado à base da Mimosa hostilis, é usado por índios e caboclos do interior do Brasil. A jurema sintetiza uma potente substância alucinógena, a dimetiltriptamina ou DMT, responsável pelos seus efeitos alucinógenos.

• Mescal ou Peyot: Cacto utilizado desde tempos remotos na América Central em rituais religiosos. Produz a substância alucinógena mesclalina. Não existe no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário