sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PLANTAS MEDICINAIS

Açai: Benefícios do Suco, Fruta e Polpa de Açaí


O Açaí (Euterpe oleracea) sempre foi uma importante fonte de alimento para as populações indígenas do Brasil e sempre foi considerada uma das plantas medicinais mais importantes da Amazônia. O açaí é tradicionalmente servido em cuias (espécie de tigela redonda indígena), e misturado com tapioca, açúcar e/ou mel. As frutas do açaí são liofilizadas (secadas) e transformadas em pó, sucos e suplementos nutricionais, vez que as propriedades energizantes e antioxidante tornaram o açaí um alimento natural muito popular fora da região da Amazônia e até mesmo da região Norte nos últimos anos.
O açaí é um arbusto perene nativo das floresta tropical Amazônica, com frutas pequenas, redondas, de cor roxa escura, com aparência semelhante a de uvas. No entanto, a semente do açaí é muito grande e ocupa a maior parte da fruta.
O açaí foi primeiramente utilizado por tribos da Amazônia para diversos fins medicinais, entre elas por possuir a capacidade de fortalecer o sistema imunológico, combater infecções, fortalecer e proteger o coração de doenças cardíacas, e até mesmo como um remédio natural para a disfunção erétil (impotência sexual). O açaí também sempre foi apreciado como um alimento energético e sua polpa era tradicionalmente usada para fazer vinho.
O açaí é um excelente tônico natural que pode ser facilmente incorporado na maioria das dietas e regimes diários de alimentação para melhorar a disposição e a resistência. No entanto, deve-se sempre comprar açai de fontes confiáveis. Como suplementação, o açai liofilizado é usado para fazer cremes, sorvetes, e sucos, além de muitas vezes ser misturado com outras frutas e alimentos antixiodantes. A fruta fresca é disponível somente em apenas em regiões de florestas tropicais, como é o caso da Amazônia, situada na região Norte do Brasil.
O açaí é freqüentemente encontrado em forma de suplemento. É considerado um dos alimentos mais nutritivos disponíveis no mercado, razão pela qual muitas pessoas que o consomem, principalmente em forma de suplemento, alegam ótimos resultados. Um estudo realizado pela Universidade Estadual da Flórida (EUA) mostrou que a fruta do açaí tem um enorme potencial para ajudar pessoas que enfrentam condições debilitadas de saúde e até mesmo pode trazer benefícios para o tratamento do câncer, vez que pode enfraquecer ou até mesmo destruir células canceríginas.
O açai inclusive é recomendado para praticantes de atividade física que não querem acumular peso, uma vez que as propriedades naturais estimulantes que estão presentes no açaí muitas vezes é até mais benéfico que a ação estimulante de bebidas como o café e outros remédios industrializados. A fruta do açaí deixará a pessoa mais fortalecida, revigorada e saciada do ponto de vista da fome, o que fará com que queime mais calorias, trabalhe por mais tempo e faça menos esforço, ao mesmo tempo que ajuda no ganho de massa muscular magra. Além disso, o açaí ajuda na eliminação de resíduos pelo corpo. Cumpre esclarecer entretanto que, para uma condição de vida saudável, deve-se levar em conta toda a dieta e prática de exercícios físicos combinados, vez que o açaí sozinho não faz milagre.

Babosa – Aloe vera


A Babosa (Aloe vera) é uma planta medicinal extremamente conhecida e utilizada no mundo inteiro. Pertence a família das Liliáceas (Liliaceae).
Usos Tradicionais: acne, amenorréia, artrite, caspa, cicatrizes, constipação, feridas, heras-venenosas, herpes, queimaduras, queimaduras de sol, lombriga, psoríase, tuberculose, úlceras.
Propriedades Medicinais: antibacteriano, antiinflamatório, antifúngico, biogênico, colagogo, demulcente, emenagogo, emoliente, hepático, laxativo, purgante, rejuvenescedor, tônico estomacal, vermífugo.
O poder da Aloe vera é extremamente incrível. Queimaduras profundas tratada com esta planta, algumas vezes conseguem evoluir para uma queimadura de menor grau em poucos dias. Durante as últimas décadas, diversos estudos foram realizados em todo o mundo a fim de se investigar diversas propriedades da Babosa, planta em formato de cacto. A indústria cosmética vê a Aloe vera como base e fitocosmético para vários produtos de beleza, tais como cremes faciais e capilares, limpadores de pele (removedor de impurezas da pele), anti-rugas, fortalecedor do couro cabeludo e desodorantes. Ajuda a combater a caspa, previne contra as rugas hidratando peles ressecadas e flácidas e, aplicada como loção após a barba, é ótimo suavizante para a pele.
Além disso, a Babosa é muito útil para o tratamento de cortes e feridas, acne, coceiras, manchas na pele, picadas de insetos, dores musculares, problemas digestivos, artrite, sinusite e asma, além do já citado combate eficiente à queimaduras, seja por fogo ou raios solares.

Os Benefícios do Óleo de Cártamo


O Cártamo (Carthamus tinctorius) é uma planta medicinal também conhecida como Açafrão-dos-Tintureiros. Pertence a família Asteraceae.
Usos Tradicionais: amenorréia, ataque apoplético, celulite, coágulos no sangue, colesterol alto, contusões, deslocamentos, febre, histeria, inflamações, perda de peso, resfriados, sarampo.
Propriedades Medicinais: analgésico, anticoagulante, antiinflamatório, antioxidante, carminativo, diaforético, diurético, emenagogo, imunoestimulante, laxante.
Os Benefícios do Óleo de Cartamo
O óleo de Cártamo possui várias propriedades e benefícios, dentre eles se destacam a aceleração na perda de gordura (principalmente na região abdominal), regularização do nível de colesterol LDL e triglicerídeos, aumento da energia e imunidade, normalização do perfil metabólico entre lipídeos e insulina, aumento da definição muscular, proteção antioxidante, auxílio ao organismo na produção de substâncias antiinflamatórias, além de prevenir o aparecimento de celulites e ser benéfico para a pele.
Um estudo recente realizado pela Ohio State University descobriu que o óleo de Cártamo pode dissolver a gordura da barriga, sem dietas que seja seguida uma dieta ou programa de exercícios físicos. O estudo também mostrou que duas colheres de sopa de óleo de Cártamo (ou o equivalente em suplementos) tomado todos os dias pode ajudar as pessoas (principalmente mulheres) perder a gordura da barriga, bem como perder mais mais gorda no geral. Os pesquisadores descobriram que o Cártamo aumenta a produção de um hormônio chamado adiponectina. Esse hormônio avisa ao corpo para usar a gordura como fonte primária de energia. Por razões que os cientistas e os pesquisadores não entendem ainda, no caso das mulheres que tomam Óleo de Cártamo, a gordura extra que se queima parece ser mais orientada para o meio do corpo. A adiponectina também ajuda o corpo a produzir menos insulina, substância que armazena carboidratos extras.
O Cártamo também é rico em ácido oleico ômega-9, que é uma gordura monoinsaturada saudável. As gorduras monoinsaturadas são boas para o corpo quando consumidas regularmente e, segundo os pesquisadores, pode cortar o risco de doenças cardíacas em até 45%. Cientistas japoneses também descobriram que o ácido oleico ômega-9 reduz a probabilidade de acidente vascular cerebral (AVC). Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, o óleo de Cártamo é capaz de diminuir rapidamente os níveis de colesterol em cerca de metade das pessoas. Outro estudo realizado na mesma universidade constatou que o ácido oléico estimula a produção do lipídio oleil-etanolamida (OEA), substância que reduz o apetite, aumenta a perda de peso e diminui a produção de LDL, o chamado “mau colesterol”.

Propriedades e Benefícios do Chá de Semente de Sucupira


A Sucupira (Pterodon pubescens Benth e Pterodon emarginatus – espécies mais comuns) é uma popular planta medicinal, também conhecida como Sucupira-Branca, Sucupira-Lisa, Faveiro, Fava-de-Sucupira, Fava-de-Santo-Inácio, Sapupira, Supupira-do-Campo, Sebepira, Sebipira, Cutiúba, Macanaíba e Paracarana. A Sucupira de nome popular inclui a espécie Pterodon polygalaeflorus, além de espécies de outras cinco famílias botânicas diferentes, como a família Bowdichia: Bowdichia nitida e a Bowdichia virgilioides (Sucupira-Preta), que apesar de terem morfologias semelhantes, possuem frutos diferentes.
Sucupira: Propriedades, Indicações e Benefícios da Sucupira
A Sucupira possui ação anticancerígina, além de ser um ótimo tônico. A planta é utilizada no combate ao excesso de ácido úrico do corpo, amigdalite, artrite, asma, blenorragia, cistos ovarianos e no útero, debilidade orgânica, dermatoses, diabetes, dor de garganta, dores espasmódicas, feridas, hemorragias, inflamações, reumatismo, sífilis e vermes.
O óleo volátil retirado da casca e das sementes, além de ser aromático, é muito utilizado no tratamento de reumatismo. Os tubérculos ou nódulos da raiz, também conhecidos como Batatas-de-Sucupira, são utilizados no controle do diabetes. Um estudo publicado também concluiu que os óleos essenciais das sementes de sucupira são úteis no combate de tumores de próstata.
Estudos comprovaram que as sementes de Sucupira da espécie Pterodon emarginatus possuem flavonóides, cumarinas, saponinas, triterpenos, esteróides e óleo essencial. No óleo da semente é encontrado elementos como o beta-cariofileno, substância química com atividade anti-inflamatória antibiótica, antioxidante, anti-carcinogênico e anestésico local, o que comprova as propriedades medicinais da Sucupira.
Curiosidades
A Sucupira (Pterodon emarginatus) é uma árvore rústica com floração azulada, ocorre no cerrado e na faixa de transição para a Mata Atlântica, nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul. É uma árvore de porte médio. Sempre foi muito utilizada por tribos indígenas brasileiras, como é o caso da tribo Pataxós, incidente na região onde ocorre a Sucupira. Sua madeira é nobre e muito utilizada na fabricação de pisos e móveis. O fruto só possui uma semente.

Cogumelo-do-Sol – Agaricus blazei murill


O Cogumelo-do-Sol é uma planta medicinal também conhecida como Agaricus, Agaricus blazei, Agaricus blazei murill, Agaricus subrufescens, Agaricus sylvaticus, Agaricus brasiliensis, Agaricus rufotegulis e outros nomes. O Cogumelo-do-Sol é uma espécie de cogumelo comestível, com sabor adocicado e aroma de amêndoas. Este cogumelo também é conhecido por ser um cogumelo medicinal, por suas supostas propriedades medicinais, vez que estudos indicam que ele pode estimular o sistema imunológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário